quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Sobre a cirurgia

Olá pessoal.
Tenho recebido vários e-mails, contatos por orkut, facebook, msn, de pessoas com muitas dúvidas sobre a cirurgia bariátrica. Eu pesquisei muito antes de resolver fazer, e até hoje leio meio sobre o assunto. Então vou tentar explicar um pouco como funciona.

Pois bem, várias são as causas da obesidade, como bem explicou o meu médico, essas causas podem ser de ordem psicológica, genética, neurológica, endócrina ou até mesmo metabólica. Como muitos já sabem, a obesidade é uma doença crônica. Doença que desencadeia outros tipos de doença como hipertensão, diabetes, apneia do sono, entre outras. Ainda podem surgir problemas de ordem social, econômicos e psicológicos.

Como já tratei em outro post, a cirurgia bariátrica é indicada para pacientes com IMC (você encontra uma calculadora de IMC logo aqui ao lado) acima de 40, classificados como obesos mórbidos ou, indicada também para pacientes com o IMC entre 35 a 39, classificados como obesidade severa, mas com alguma comorbidade relacionada - esse foi o meu caso, operei com IMC de 38.

Um dado que me assustou quando assisti o curso preparatório, ministrado pelo meu médico, é que 70% dos obesos mórbidos morrem antes dos 45 anos, sendo a primeira causa de morte evitável no mundo.

Após a cirurgia, doenças associadas a obesidade tem uma chance muito grande de serem curadas. Apneia do sono 90%, Hipertensão 95%, Diabetes mellitus 98%. 

O mais importante é que a decisão tem que ser tomada com muita consciência que a cirurgia envolve um risco grande, consciência também que exige muito controle psicológico, apoio familiar, muita força de vontade pois tudo que passamos tanto no pré operatório quanto no pós operatório não é fácil, e principalmente muito FOCO, se é isso que você deseja pra sua vida, corra atras, não deixe ninguém atrapalhar o seu sonho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário