O preparo pré-operatório otimiza a segurança e os resultados da cirurgia bariátrica e metabólica. Solicita-se ao paciente que se esforce para perder um pouco de peso antes da cirurgia, pois alguns quilos a menos podem oferecer melhores condições à anestesia geral e à operação.
Vou então contar como é o pré-operatório de acordo com o Instituto Fábio Viegas (Site - Clique Aqui).
Temos a primeira consulta com o Cirurgião, Dr. Fábio Viegas, nessa consulta ele vai explicar, tirar duvidas e verificar se a pessoa se encaixa no perfil de candidato a cirurgia bariátrica.
Se sim, e o IMC for acima de 40, ele logo passa os exames para a cirurgia.
Se o IMC estiver entre 35 a 40, então ele passa os exames para comprovar a comorbidade.
No meu caso, na primeira consulta, meu IMC era de 36. Então ele me passou para fazer os tais exames comprobatórios.
Fiz todos os exames, voltei em uma nova consulta.
Depois do OK, ele mandaria para as três consultas com a Psicologa, enquanto em paralelo eu faria os exames para a cirurgia. Mas como já explicado em outro post, ele me autorizou passar pela psicologa antes dessa consulta.
Passei então primeiramente pelas consultas com a Psicologa, e consegui seu laudo positivo.
No dia 07 de novembro passei pela segunda consulta, que foi quando ele me passou os pedidos restantes de exames.
Nesse mesmo dia, assisti a palestra no próprio Instituto (IFV), que é onde ele explica tudo sobre a cirurgia.
Essa palestra também é pré requisito no IFV.
Logo após os exames feitos, e com os resultados em mãos (amanhã, dia 16 de novembro, farei meu ultimo exame e já estarei com todos os resultados) temos que passar com a equipe multidisciplinar, Endocrinologista, Fisioterapeuta, Nutricionista e Cardiologista. Com cada um desses profissionais preciso pegar um laudo, e com o Cardiologista pego o Risco Cirúrgico.
E então por fim, após todos os laudos em mãos, marco o retorno com o Dr. Fábio, para poder resolver qual técnica será usada e para pegar todos os documentos e dar entrada no Plano de Saúde, e enfim marcar a cirurgia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário