quarta-feira, 16 de novembro de 2011

O que é Gastroplastia?

Então pessoal...

Acho que para falar de todo procedimento, o pré-operatório, primeiro temos que saber bem o que é a Gastroplastia, ou a famosa Redução do Estômago.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica:

"A cirurgia bariátrica e metabólica – também conhecida como cirurgia da obesidade, ou, popularmente, redução de estômago – reúne técnicas com respaldo científico destinadas ao tratamento da obesidade e das doenças associadas ao excesso de gordura corporal ou agravadas por ele. O conceito metabólico foi incorporado há cerca de seis anos pela importância que a cirurgia adquiriu no tratamento de doenças causadas, agravadas ou cujo tratamento/controle é dificultado pelo excesso de peso ou facilitado pela perda de peso – como o diabetes e a hipertensão –, também chamadas de comorbidades."

Existem vários tipos de cirurgia, e elas são divididas em três grupos:

1 - Restritivas: Reduz a quantidade de alimento que o estomago comporta.
2 - Disabsortivas: Reduz a aborção no intestino.
3 - Mistas: Que reduz em pequeno grau estomago e intestino.

A abordagem pode ser feita aberta ou por videolaparoscopia, essa sendo mais utilizada pois garante um segurança maior ao paciente e uma recuperação mais rápida.

Acho que há tanto para abordar, tantos detalhes, tantos assuntos. Então farei pequenos posts para não ficar cansativo. Até que consiga chegar ao ponto onde estou, e comece a postar todos os dias, apenas uma vez ao dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário