quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Quem pode fazer a Gastroplastia?

A Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica, diz que a indicação cirúrgica deve decidida sob três critérios: 

1 - IMC
2 - Idade
3 - Tempo de Doença

O IMC é calculado dividindo o seu peso, por sua altura ao quadrado, na barra ao lado você pode calcula-lo automaticamente, basta digitar os dados.

Para o primeiro critério, IMC:
- IMC acima de 40 kg/m² , independentemente da presença de comorbidades.
- IMC entre 35 e 40 kg/m² na presença de comorbidades.
- IMC entre 30 e 35 kg/m² na presença de comorbidades que tenham obrigatoriamente a classificação “grave” por um médico especialista na respectiva área da doença. É também obrigatória a constatação de “intratabilidade clínica da obesidade” por um endocrinologista.

Para o segundo critério, IDADE:
- Abaixo de 16 anos: exceto em caso de síndrome genética, quando a indicação é unânime, o Consenso Bariátrico recomenda que, nessa faixa etária, os riscos sejam avaliados por cirurgião e equipe multidisciplinar. A operação deve ser consentida pela família ou responsável legal e estes devem acompanhar o paciente no período de recuperação.
- Entre 16 e 18 anos: sempre que houver indicação e consenso entre a família ou o responsável pelo paciente e a equipe multidisciplinar.
- Entre 18 e 65 anos: sem restrições quanto à idade.
- Acima de 65 anos: avaliação individual pela equipe multidisciplinar, considerando risco cirúrgico, presença de comorbidades, expectativa de vida e benefícios do emagrecimento.

Para o terceiro critério, TEMPO DE DOENÇA:
Apresentar IMC e comorbidades em faixa de risco há pelo menos dois anos e ter realizado tratamentos convencionais prévios. Além disso, ter tido insucesso ou recidiva do peso, verificados por meio de dados colhidos do histórico clínico do paciente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário